Notícias

Data da notícia: 23 Novembro 2018

Conversas ao lanche sobre brinquedos adaptados

BRINQUEDOS ADAPTADOS
Construção de um brinquedo adaptado com switch

Sexta-Feira, dia 23 de Novembro | 18h30 | APPC-Leiria

Nem todas as crianças têm a capacidade para utilizar botões ou interruptores que um brinquedo já tenha. Através da adaptação destes brinquedos, será possível acioná-los através da utilização de um switch/manípulo ou outro método de interação indireta, o que permitirá treinar o fenómeno causa-efeito e proporcionar às crianças com dificuldades motoras a experiência de manipulação do brinquedo. À partida, qualquer brinquedo elétrico/eletrónico poderá ser adaptado.

Nesta Conversa ao Lanche tão especial, o pai do David irá falar-nos destas alternativas e explicar-nos como adaptar um brinquedo e construir um Switch (manípulo) adaptado, de baixo custo, através da reutilização de materiais.

 

Agradecemos confirmação de presença através de um dos seguintes contactos:

Presencial Secretariado Clínico | servicosocial@appcleiria.pt | 916 613 211
 



As Conversas ao Lanche acontecem no âmbito do Projeto Operação Sorrisos às Cores

Projeto n.º: 0220/2018

Área Prioritária: A – Qualidade de vida das pessoas com deficiência

Resumo Geral: Dinamização de atividades complementares às terapias convencionais a que os utentes estão sujeitos diariamente. As atividades têm uma índole ocupacional/ pedagógica/ sociocultural/ artística/ de habilitação e reabilitação, com recurso a contextos diferenciadores, estímulos sensoriais, contacto com animais ou dinâmicas de grupo de acordo com os interesses, motivação e aptidões dos participantes e suas famílias (ex: atividades com cães e cavalos; na água; de exploração artística através da música e artes-plásticas; passeios; encontros de pais; etc.)

Objetivos: Combater o isolamento e promover a qualidade de vida e a autonomia dos participantes ao nível do seu bem-estar, saúde, autodeterminação e desenvolvimento pessoal, ampliando os seus níveis de participação, autonomia, comunicação, criatividade e resiliência; promover a redução da ansiedade e do stress dos cuidadores informais, proporcionando-lhes momentos de descanso e de partilha.

Calendarização: Maio a Dezembro de 2018

Apoios: Projeto Cofinanciado pelo programa de financiamento a projetos pelo INR, I.P. 

Conversas ao lanche sobre brinquedos adaptados