Notícias

Data da notícia: 19 Março 2020

Plano de Contingência COVID – 19 / APPC-LEIRIA

Na sequencia das recentes medidas tomadas pelo conselho de Ministros e tornadas púbicas /oficiais relativas à situação da pandemia do COVID-19, vem a Direção da APPC-Leiria informar que desde segunda-feira, dia 16.03.2020 (inclusive) estão suspensas todas as atividades de intervenção terapêutica aos utentes.

Neste sentido, os utentes deverão permanecer em casa até data a determinar, em isolamento social, uma vez que todos temos a obrigação de, no respeito pelo dever cívico e em consciência social, seguir as orientações da Direção Geral de Saúde, para que, o mais rapidamente possível, a situação possa ser ultrapassada.

Neste âmbito a Direção da APPC-Leiria recomenda ainda que todos sigam as recomendações do Plano de Contingência e das autoridades de saúde, nomeadamente no que toca às medidas básicas de higiene. Solicita-se igualmente especial atenção aos sintomas associados à doença COVID-19, nomeadamente febre, tosse e dificuldades respiratórias.

Tendo em consideração o grau de incerteza quanto à evolução da epidemia de COVID-19, a realização de alguns eventos foi adiada, tendo em conta os possíveis riscos da sua realização.

 

Relembramos:

• Lavar frequentemente as mãos com água e sabão — Lavar mesmo, não passar água a correr!

• Quando espirrar ou tossir, tapar o nariz e a boca com um lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos.

• Deitar o lenço de papel no lixo.

• Não partilhar com outras pessoas utensílios que vão à boca, como copos, garrafas e talheres.

• Evitar tocar com as mãos em mucosas de olhos, nariz e boca.

 

NOTAS:

- Se tiver tosse, febre ou falta de ar, deve contactar de imediato a linha SNS24 - 808 24 24 24.

- Dúvidas sobre a assistência a familiares, baixas e quarentena ligar para a Segurança Social - 300 502 502.

- Outros contactos: https://covid19estamoson.gov.pt/contacto/

- É recomendável a leitura atenta das Orientações, Informações e Notas da DGS, a consultar na página disponível no link: https://covid19.min-saude.pt/.

- O Governo lançou nesta quarta-feira o site covid19estamoson.gov.pt/, que em breve terá também uma app para telemóveis, com o objetivo de reunir numa única plataforma todas as informações relevantes sobre as medidas de prevenção e contenção do novo coronavírus.

 

Obrigado

A Direção APPC-Leiria

 

Plano de Contingência COVID – 19 / APPC-LEIRIA